fbpx

Quem és tu, afinal?


QUEM ÉS TU?? 🧐🤷‍♀️
A pergunta difícil que fiz a uma amiga ontem.
Riu-se. 😅
“Sei lá! Sou a Rita. Oh, Ana, pah! Lá estás tu!”
Há uns anos atrás, também um grande amigo me fez esta pergunta estapafúrdia! 🙃🤪
Numa fase em que ainda não tinha aceite completamente este meu caminho um pouco “fora da caixa” e ainda não me tinha encontrado.
E é tarefa desafiante, esta de nos encontrarmos… 🤔
Nos nossos primeiros anos de VIDA 👶 o nosso cérebro está em modo quase HIPNÓTICO 😳: é uma esponja!🧽
Automatizam-se processos, padrões de pensamento e preconceitos. É na infância que adquirimos os nossos vieses: simplificando bastante, são preconceitos que nos permitem atalhar a nossa perceção do mundo e reduzir complexidade – são atalhos cognitivos.
Absorver ao máximo para estar o mais adaptado possível ao seu ambiente e maximizar as suas hipóteses de sobrevivência. Até porque o cérebro da cria não tem ainda maturidade suficiente para organizar e tirar sentido de toda a informação que recebe.
Estes serão os nossos programas-base.💽 Ficam automatizados. 💻 Embutidos. Vão condicionar-nos e às nossas escolhas o resto da vida.
E … Claro está, não são nossos!! São “importados”!!
São dos nossos pais, familiares, educadores, comunidade. 🚸
Deixem isto marinar um pouco…
Há ainda as expectativas que a sociedade coloca sobre nós: o que é esperado, o certo a fazer, o percurso a seguir. ✔️❌
As normas para que estejamos enquadrados na sociedade e nos sintamos parte do grupo.
É muito ruído, não é? 📢📣
Torna-se mesmo uma tarefa hercúlea ouvir a nossa vozita no meio de tudo isto.
Por isso, a pergunta é tão difícil. 🤔
Então, vamos procurar. 🔦🔎
Vamos lá dentro🕯️, tentar perceber quem somos e o que queremos fazer da nossa vida, o que temos para oferecer ao mundo 🌍.
🎯 Essencial: PRESENÇA.
Estarmos realmente presentes nas nossas vidas. Romper o PILOTO-AUTOMÁTICO e o “modo zombie”🧟‍♀️🧟‍♂️, em que estes programas são reis!
🎯 DICAS SOS:
1️⃣ QUEBRAR A ROTINA com novas experiências. Novos hobbies, desportos, atividades – novas competências!
Aprender uma nova língua, a surfar🏄‍♀️, a bordar🧵, a andar de bicicleta🚲, a pintar! O que nos der vontade!
Aprender coisas novas obriga-nos a focar🧐: atenção permanente e consciente e estar no AQUI e AGORA 👇. Rebenta com o piloto-automático!
Novidade e novas solicitações enriquecem a estrutura e conexões neurais e até os neuroquimicos jogam a nosso favor, injetando motivação e bem-estar. 😉
2️⃣ ACALMAR A BARULHEIRA NA NOSSA CABEÇA.
Quando o vê-se-te-avias na nossa mente estiver a ser de mais 😵, podemos fazer este exercício simples, de auto-hipnose (Ericksoniana) .
✔️ Respirar fundo algumas vezes para relaxar.
✔️ Fixar um ponto acima dos nossos olhos focar nos estímulos externos. Se nos apetecer fechar os olhos, podemos imaginar o que vai ser pedido de seguida.
✔️ Notar e nomear:
👁️ 3 coisas que estejamos a ver: eu vejo isto, eu vejo aquilo, eu vejo aqueloutro.
👂 3 coisas que estejamos a ouvir
🖐️3 coisas que estejamos a sentir (estímulo tátil: sentir a roupa no corpo ou o sol na cara, p. ex.).
✔️ Repetir para 2 coisas (2 coisas que vemos, 2 que ouvimos, 2 que sentimos)
✔️ Repetir para 1 coisa.
Este exercício, além de nos ajudar a relaxar, traz-nos de volta ao aqui e agora👇: nem no passado, ruminando, nem no futuro antecipando desgraça!
Silencia a ramboia de pensamentos em loop e barulheira na nossa cabeça! 🔇🔕
Quando acabamos estamos mais presentes, menos nervosos e menos ansiosos. 😌
Vamos lá? Não vale profissão, idade, estado civil ou outros conceitos deste género, vindos de tipificações da sociedade.
🙋‍♀️Eu começo.
Sou a Ana e adoro novidade e coisas feitas improviso: programas inesperados são os melhores! Go with the flow! Como aquela música da Maria Bethânia:
🎶🎶 Deixa a vida me levar, vida leva eu… 🎶🎶
Adoro a vida com leveza: rir sempre 😂 e muita música 🎵 ajudam-me a recuperar a alegria e a aligeirar cargas que não quero acartar.
😃 (Bom) Humor é para mim a melhor maneira de passar mensagens importantes de forma leve! Melhora tudo! E adoro dar uma boa gargalhada sonora! 😆
Nem sempre consigo blindar-me 🛡️ quando a vibe à minha volta não é assim tão boa. Mas estou no caminho! A robustecer a minha camada protetora de “estou-de-bem-com-a-vida”… 💪
Sou grata todos os dias 🙏, quando abro os olhos de manhã 👀: estou bem, saudável e confortável. Os que amo também. O saldo é positivo, mesmo com todos os desafios, tropeços e amargos de boca! 🎉🎊
A vida não é perfeita (nós também não!): é o balanço que conta! ⚖️
Tenho a sorte de ter descoberto o que amo fazer, aquilo em que acrescento valor ao mundo🌍, alguma coragem 💪 para o perseguir e uns anjos sem asas no meu caminho a beliscarem-me para avançar 🔝 quando a dúvida chega…
Adoro capitalizar as minhas experiências de vida, boas e menos boas, retirando delas conhecimento e partilhando-o, explicando o que se vai passando no nosso cérebro 🧠 nas situações normais da vida de todos os dias. CIÊNCIA DA VIDA REAL!
👉 Vá, agora vocês! Quem são vocês❓