
AULÃO DE NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO
AULÃO DE NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO! 



Que brutal é compreender como a ciência moderna sustenta o mindset e toda a aura de auto-disciplina e auto-controlo subjacentes às artes marciais. 

Sábado passado. Exame de Taekwondo do porta-chaves mais velho. 



Os miúdos recitam o seu “MANTRA”:
“Sou perfeito, alegre e forte, 



Tenho amor e muita sorte! 



Sou feliz e inteligente, 



Vivo positivamente! 

Tenho paz, sou um sucesso, 



Conquisto tudo o que eu expresso! 



Acredito firmemente no poder da minha mente,
Sou um líder em ação e lidero com paixão! “



WHAT THE F*CK ?! 



O meu queixo caiu! 

Estou fartinha de ouvir hipnoterapeutas e brain experts renomados a sublinhar a importância vital das palavras que utilizamos (repetidamente) connosco!
Estão a moldar os seus cérebros em desenvolvimento com mensagens fortes e empoderadoras! 

Recitam no início de todas as aulas, com CONVICÇÃO e EMOÇÃO : essenciais para mobilizar os recursos cerebrais necessários para tornar real esta auto-imagem vencedora!
E o mantra está exposto.
Os olhitos
deles esbarram incontáveis vezes com esta mensagem empoderadora que se vai instalando no seu cérebro
, sem que apercebam.



O mestre:
“Meninos, o que gostam mais nos vossos pais?”.
OMG!! 
“Isto vai ser bom!!”, pensei eu na altura, a rir-me para dentro.


Hesitações e respostas pouco convictas. 

Quando o mestre explicou que se acostumaram a valorizar mais o negativo em tudo e também nas outras pessoas, as cabecitas acenaram, de olhitos arregalados…
Para estes pingentes ficou como TPC, pensarem na tal lista… 

Com a continuidade do trabalho, os seus cérebros
vão criar, previlegiar e fortalecer os circuitos neurais que suportam a capacidade de ver o mundo de forma positiva e construtiva!


A dada altura, foi-lhes colocado um desafio um pouco acima do nível habitual.
Os olhitos piscavam, meio ” à rasca”… 



Foram avisados que não eram obrigados a aceitar o desafio. Teriam apenas que assumir a responsabilidade pela sua decisão, comunicando-a em voz alta.
Os alarmes de perigo nos seus cérebrozitos calaram-se
ao perceberem que tinham controlo e poder de decisão sobre a situação.

Nem preciso de confirmar que todos conseguiram, com mais ou menos tentativas, sem esmorecer. 

Resultado?



Todos cresceram uns centímetros, de tão reta que estava a sua postura! 

Cérebrozinhos inundados de neurotransmissores de bem-estar e circuitos neurais de suporte à resiliência e auto-estima a disparar como se não houvesse amanhã!! 



LIDERANÇA PESSOAL COM BASE EM NEUROCIÊNCIA…
Lindo. 





A filosofia subjacente a artes marciais como esta, cuja origem se perde nos tempos, é bem mais antiga que a forma mais embrionária de neurociência.
Mas quando o saber é universal, assume diferentes formatos e linguagens, ao longo das eras. E a sua essência permanece!
E seria tão bom que o conhecimento sobre o funcionamento do cérebro das crianças, ainda em desenvolvimento, fosse tido em conta no seu processo educativo como um todo…
Faria toda a diferença!