O neurocoaching resulta da fusão de coaching com neurociência aplicada, psicologia da performance e neurolinguística, com ênfase na neurologia e no engagement de todo o sistema nervoso na alta performance e bem-estar.
Difere de outras modalidades de coaching pelo facto dar importância central aos processos neurológicos e cognitivos no trabalho com o cliente, em vez de privilegiar modelos de mundo com base em conteúdo, com características de aconselhamento.
O neurocoaching promove mudança cognitiva, comportamental e emocional, baseando-se em evidências científicas acerca do funcionamento do cérebro.
VANTAGENS DO NEUROCOACHING
AUTO-CONHECIMENTO: O coachee passa a compreender o funcionamento do seu cérebro, em especial relativamente a determinado tipo de estímulos despoletadores de comportamentos indesejados.
Este autoconhecimento tem uma maior profundidade do que se verifica quando outras metodologias de coaching são aplicadas. O motivo é simples: a aplicação da neurociência permite que se extraia com mais eficiência todas as informações contidas no cérebro, inclusivamente ao nível do inconsciente.
O cliente passa a ter a capacidade de atuar sobre o seu posicionamento perante os desafios que lhe vão surgindo. Isto traduz-se na capacidade de encarar como oportunidades de crescimento e superação situações que até então eram vistas apenas como punitivas e assustadoras.
MOTIVAÇÃO: O coachee passa a ser capaz de encarar desafios de forma mais construtiva e flexível. É capaz de planear as suas ações de forma mais clara e organizada, uma vez que percebe novas possibilidades que não captava antes.
A motivação estimulada pelo coach através de perguntas baseadas em neurociência é de grande efetividade, trabalhando tanto o lado emocional como o lado racional do cliente, aumentando a sua capacidade de automotivação.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: Outra grande vantagem do neurocoaching consiste no aumento da inteligência emocional do coachee, capacitando-o para melhor lidar com os seus medos e inseguranças, descartando crenças limitadoras com maior facilidade. É possível também uma maior clareza na tomada de decisão, com redução do stress e da ansiedade, fatores habitualmente destabilizadores do desenvolvimento dos processos de coaching.
Saiba mais no Workshop Neurocoaching – Your Brain is Running Your Show.