Neurocoaching & Férias: 6 Dicas para Sobreviver ao Stress Pós-Férias!
Tudo o que é bom acaba… E as férias não são exceção!
O lado bom desta impermanência é que o que é menos bom também não dura sempre.
E o mesmo se passará também com essa ansiedade que começa a instalar-se, essa inquietação, essa preocupação que vem de mansinho… Sim, falo do STRESS PÓS-FÉRIAS!
O fim das férias aproxima-se a passos largos e ainda está a “queimar os seus últimos cartuchos” mas já sente aquele desconforto a instalar-se, mesmo que adore o que faz profissionalmente.
Quando regressa mesmo ao trabalho, a tendência é para piorar e tudo se agudiza!
Sabe porquê?
O seu cérebro precisa de até uma semana para se readaptar às rotinas e horários de regresso ao trabalho. Alterações de sono e de humor são mais frequentes do que gostaríamos, como bem sabemos!
O motivo? O “chefe” que regula os relógios biológicos do organismo ( o hipotálamo ) e define todos os seus ritmos internos, como o sono, fome e o estado de relaxamento e de ânimo em geral, precisa de tempo para se reajustar e está ainda uns dias a funcionar em “modo férias” no regresso ao trabalho. O organismo reage negativamente e não regressa com a rapidez que desejamos ao seu ritmo de trabalho: sente-se mais cansado e sem energia.
Sugestões para regressar ao trabalho de forma mais pacífica:
#1 – Distribua melhor as suas férias ao longo do ano: faça pequenas paragens com maior frequência. O seu cérebro precisa dessas paragens para poder restabelecer-se e manter-se de boa saúde!
#2 – Pense numa coisa (pelo menos uma!) de que gosta e tinha saudades em relação ao seu trabalho. Sim, as happy hours de sexta-feira com os colegas também contam! O seu cérebro vai focar-se nisso e sentirá a tensão desvanecer-se.
#3 – Se possível, termine os primeiros dias de trabalho de forma mais descontraída (e parecida com as férias!): faça uma caminhada ou conviva com amigos. Em ambos os casos, sentirá o saudoso cheirinho de férias e terá um disparo de neurotransmissores de bem-estar que o ajudarão a sentir-se melhor!
#4 – Deite-se mais cedo uns dias antes de regressar ao trabalho. A transição será, assim, mais suave e reduzirá o stress associado aos horários de sono trocados (tão típicos das férias)!
#5 – Desconecte-se mais cedo! Evite ecrãs (TV, smartphone ou PC) próximo da hora de dormir. A luz azul emitida por estes aparelhos interfere com os seus ciclos de sono.
#6 – Reduza o café e outros estimulantes, especialmente a partir do final da tarde. Motivos evidentes…
** NEUROCOACHING – LISBOA, 29 DE SETEMBRO. + INFO AQUI. ***
P.S.: Cada vez mais apaixonada por neurocoaching!