Costuma falhar os seus objetivos? Livre-se disso!
Estabelecemos tantas vezes objetivos que vão (supostamente) revolucionar a nossa vida… Desta vez é que é!
Começamos animados e em força… E depois… Nada! Em pouco tempo o ânimo cai e regressamos à “vidinha do costume”.
Porque é que é tão difícil cumprir objetivos que estabelecemos voluntariamente?
Falta de força de vontade, de persistência? Não se martirize! Não é assim tão simples…
Pondo de lado possibilidades mais complexas que poderá analisar com o seu neurocoach, há uma maneira relativamente simples de dar a volta à situação!
A forma como define os seus objetivos é crítica! Temos tendência a definir objetivos fixos e demasiado restritivos. Alguns exemplos:
– “Perder 10 kg em 6 meses” ou “Ter um acréscimo de 20% no meu lucro mensal nos próximos 12 meses”
Problema: Estabelecer objetivos fixos (adequados a ambientes estáticos!) num ambiente dinâmico (a vida!)! Gera muito mais dificuldade em manter o compromisso de cumpri-los!
Reserve os objetivos fixos para resoluções mais simples. Não para resoluções de vida ou de negócio!
Resultado: Vamos esmorecendo à medida que a realidade exige flexibilidade e capacidade de adaptação para persistir. A frustração dispara e acabamos por desistir.
Solução: Estabeleça objetivos dinâmicos, flexíveis, baseados na evolução, na aprendizagem e não apenas no resultado final (como acontece com os objetivos fixos)!
Assim conseguirá resolver os problemas que vão surgindo, através de “correções ao rumo” e de incorporação de nova informação!
Esta flexibilidade será essencial para o ajudar a superar as dificuldades que vão surgir no caminho para o cumprimento do seu objetivo!
Vamos “trocar isto por miúdos”?
Exemplo:
Suponha que o seu negócio consiste em dar formação de cake design e que definiu um objetivo fixo que está a ter dificuldade em atingir:
“Ter um acréscimo de 20% no lucro mensal nos próximos 12 meses”.
Uma formulação possível de objetivos dinâmicos e flexíveis é a seguinte:
“Aprender a ser um formador/ comunicador exímio”
“Aprender como tornar-se o profissional de referência na área de cake design”
E isto levará a novos cursos de ação, que vão sendo alimentados pelos resultados que obtiver, numa perspetiva de melhoria contínua. Empregará o seu tempo de forma produtiva, focada e realmente impactante!
Fazer novas formações e especializações, apostar na seu personal brand, comunicar-se ao seu mercado de forma mais efetiva e vibrante, fazer prospeção de oportunidades de forma mais direccionada, enfim!
O seu conhecimento do seu mercado vai permitir-lhe definir passos concretos para tornar estes objetivos uma realidade contínua. E a experiência ditará formas de calibrar o seu foco para obter resultados cada vez mais expressivos.
Porque à medida que evolui como comunicador, colocar-se-à novos desafios para ser um comunicador ainda melhor. Porque à medida como se consolida como profissional de referência na sua área, descobrirá novas formas de se superar.
E é essa a magia dos OBJETIVOS FLEXÍVEIS: transformam a sua vida focando-se no caminho da evolução e da aprendizagem!