CRIAR NOVOS HÁBITOS
CRIAR NOVOS HÁBITOS: como driblar as esparrelas do costume!
O NOSSO CÉREBRO ADORA HÁBITOS : comportamentos automatizados ajudam a poupar energia e libertam recursos da mente consciente para outras tarefas!
“Bons” ou “maus”? Não lhe interessa! Cabe-nos a nós essa avaliação, conforme nos ajudem a atingir os nossos objetivos ou nos afastem deles!
E quanto maior a ligação dos objetivos que traçamos aos nossos VALORES fundamentais e à nossa IDENTIDADE, maior a nossa MOTIVAÇÃO e maior a probabilidade de sermos bem sucedidos!
Simples mas não fácil!!
2 “TRUQUES ” PARA EVITAR ESCORREGAR NAS CASCAS DE E MANTER O RUMO, com um exemplo real:
PREVER OBSTÁCULOS E ELIMINAR AS “DESCULPAS” DO COSTUME!
Um dos meus VALORES fundamentais é a SAÚDE: ter um estilo de vida ativo e saudável.
O meu OBJETIVO: No último trimestre de 2021 queria reinstalar o hábito de fazer exercício regularmente – estava parada há anos!
A minha “DESCULPA”: Os miúdos – não queria cortar do pouco tempo que temos para estar juntos, depois da escola e do trabalho e das atividades deles.
Como lhe dei a volta: quando inscrevi os miúdos nos desportos, inscrevi-me no mesmo ginásio enquanto eles fazem as aulas deles, eu faço os meus treinos!
Aproveito esse tempo que iria desperdiçar, ficando apenas à espera deles!
INSTALAR AS “ENTRADINHAS”:
Criar MINI-ROTINAS que são uma espécie de entradas para o comportamento principal a instalar: são muito simples e vão aumentar a probabilidade de executarmos realmente o comportamento alvo!
Voltando ao mesmo exemplo:
Quando vou buscar os miúdos à escola já vou equipada.
Ora, se já vou buscá-los equipada e a seguir vou levá-los ao “nosso” ginásio, a probabilidade de me baldar é muito baixa porque já investi esforço demais!
Estão a ver a ideia??
Estes dois truques ajudam muito na fase de automatização do comportamento quando ainda corremos o sério risco de desistir.
Quando se torna automático, é navegar em velocidade de cruzeiro! Sempre vigilantes mas já em flow…
Bora lá!! No pain, no gain!!