fbpx

Fear Hack #1 – The Power of Love!


O medo despoleta uma de 3 respostas: lutar, fugir ou ficar paralisado/ bloqueado ( nos tempos modernos, em ciclos infinitos de overthinking, por exemplo).

Atualmente há provas científicas de que o medo (e os mecanismos que despoleta) pode ser apaziguado pela emoção diametralmente oposta. Sim, aquela palavra de 4 letras: o AMOR!

Calma… Não vou romantizar o tema, prometo ?! Continue a ler! Vou explicar de forma bastante simples e pragmática…

Quando está com quem ama (implicando ação: abraça, brinca, ri, etc.) ou pensa em quem ama (implicando a invocação do amor que nutre por aquela/s pessoa/s ), produz uma hormona específica (a oxitocina), uma espécie de “químico do amor”, importante também no amor incondicional dos pais pelos filhos (sim, é verdade… O amor mais sublime de todos tem também uma componente hormonal e fisiológica!)

A neurociência descobriu recentemente que esta hormona reduz a incidência da inatividade como resposta ao medo (a tal paralisia ou bloqueio).

Ficamos mais “corajosos”, mais atuantes e mais proativos. Isto é válido para todos os mamíferos.

Faz sentido em termos evolucionários: se os progenitores “congelassem” perante os predadores não seriam capazes de proteger a sua prole, lutando ou fugindo.  A sobrevivência da sua espécie estaria em risco!

Por isso, quando se sentir tomado pelo medo, pense nas pessoas que mais ama.

Pense (e sinta!) como o amam também,  como o acarinham, admiram e apoiam incondicionalmente, como se sente feliz em cada momento que passa com eles.

Vai gerar uma resposta hormonal que o estimulará para a ação, para o movimento e para o dinamismo.

Sentir-se-à mais poderoso e capaz de fazer frente às circunstâncias mais adversas!

E então? Ainda lhe parece descontextualizado que o Fear Hack #1 seja o amor?

As coisas simples são, muitas vezes, as que geram resultados mais poderosos mas…

… estranhamente, são também as que tendemos a negligenciar mais facilmente. Experimente!

 

?  Criei uma série de textos práticos com técnicas fáceis de aplicar para melhor gerir o medo no dia-a-dia.  Chamei-lhes FEAR HACKS.  ?


*** WORKSHOP NEUROCOACHING: YOUR BRAIN IS RUNNING YOUR SHOW ***
*** LISBOA, 29 DE JUNHO. + INFO AQUI. ***
Partilhar