fbpx

Fear Hack #3: Aposte na Preparação!


Todos reagimos de forma automática em situações de perigo iminente.

É o nosso instinto de sobrevivência a funcionar em pleno!

A explicação? A resposta despoletada pelos mecanismos de medo é gerada em zonas ancestrais do cérebro e foi aprimorada ao longo de milhões de anos, de forma a garantir a sobrevivência da espécie humana.

Garante que os mecanismos mais eficazes para a preservação da vida são despoletados de imediato…

… Sem a interferência e o delay introduzidos pelo raciocínio lõgico e complexo.  A resposta instintiva é dominante!

Na vida moderna, esta primazia do instintivo causa, muitas vezes, amargos de boca que gostariamos de evitar. Falo, claro está, daquelas situações em que a resposta instintiva de medo não só não nos salva a vida (porque não está a ser ameaçada!) como ainda nos causa constrangimentos de gravidade imprevisível ao nível de performance, capacidade de raciocinar e de exprimir-se com clareza, etc.

 

Dependendo da situação as coisas podem complicar-se…

… E causar embaraços indesejáveis ou, em casos mais críticos, acabar mesmo redundar em risco de vida bem real (no caso de agentes das forças de segurança ou militares, por exemplo).

A única forma de reverter este quadro envolve preparação e treino adequados, razão pela qual os militares e as forças policiais treinam intensivamente para todos os cenários desfavoráveis previsíveis e de forma extraordinariamente realista.

O objetivo é garantir que o cérebro não desencadeie automaticamente o mecanismo de sobrevivência ancestral e reaja da forma o mais consciente e premeditada possível, permitindo uma atuação controlada e bem definida.

Quanto mais treinar sob stress, mais alargará a sua zona de conforto.

Método da Lista de Medos

Imagine que se aproxima aquela reunião importantíssima que vai conduzir na empresa sobre aquele projeto crítico. Tem tudo impecavelmente preparado mas mesmo assim não consegue tranquilizar-se e está diariamente em pânico à medida que faz a contagem decrescente…

O que fazer?? Respire fundo e continue a ler…

 

Neurocientistas americanos criaram um método (chamo-lhe o Método da Lista de Medos) bastante eficaz e simples que lhe permitirá:

– Definir e sistematizar um esquema de preparação adequado à situação em causa.

– Controlar eventuais loops de overthinking (quando pensa incessantemente no que o assusta e dá consigo em doido/a!!).

 

Inclui 3 passos de fáceis compreensão e execução :

#1 – Faça uma lista de todos os seus medos em relação a uma situação específica.

Estudos científicos revelam que escrever os seus medos antes de uma situação altamente stressante pode melhorar significativamente os resultados obtidos.

 

#2 – Identifique os medos sobre os quais não tem qualquer controlo e elimine-os da lista.

Para quê preocupar-se com coisas que não pode controlar? Sim, sei que não é assim tão linear… No entanto, o simples facto de eliminar esses medos da lista  ajuda-lo-à a eliminá-los também sua mente!

 

#3 – Defina um plano de ação para cada um dos restantes medos (aqueles que poderá impactar).

Será, assim, possível  melhorar a sua preparação, por um lado, e por outro, comprovará que cobriu todas as hipóteses evitando entrar em ciclos paralisantes de overthinking.

O seu cérebro já não se sente numa situação de perigo iminente…

… Já que os fatores de incerteza no seu campo de ação foram endereçados e terá condições de despoletar reações adequadas a cada cenário possível.

Resultado?? Desliga os alarmes… E você sai daquele estado sufocante em que se encontrava.

 

Dica importantíssima: Faça esta lista com a antecedência necessária para lhe permitir preparar-se atempadamente, de forma a sentir-se seguro.

Caso contrário, o efeito será o oposto ao pretendido porque estará perfeitamente consciente de todas as suas lacunas de preparação e os alarmes de perigo ficarão loucos!!

E então? Vamos a isso? Experimente! Se desejar, partilhe a sua experiência.

 

?  Criei uma série de textos práticos com técnicas fáceis de aplicar para melhor gerir o medo no dia-a-dia.  Chamei-lhes FEAR HACKS.  ?


*** WORKSHOP NEUROCOACHING: YOUR BRAIN IS RUNNING YOUR SHOW ***
*** LISBOA, 29 DE JUNHO. + INFO AQUI. ***
Partilhar