fbpx

1 Mantra e 2 Passos para Resolver Qualquer Problema!


“As coisas podem evoluir de forma tão positiva que não tenho, atualmente, capacidade de prever.”

Repito esta frase para mim mesma muitas vezes, em momentos desafiantes.

Mais uma frase motivacional? De pensamento positivo?
NÃO!! O facto é que se não conseguir compreender, não consigo interiorizar! Daí a minha paixão pela neurociência: trouxe-me muitas respostas!

Todos nós passamos por momentos da vida que nos assustam, por nos lançarem no desconhecido e nos obrigarem a aceitar a incerteza como algo que temos que acomodar. Mas o nosso cérebro detesta imprevisibilidade e incerteza e assume-as como sinal de perigo iminente!

Entra em modo de vigilância constante e prontidão para reagir rápida e energicamente. A capacidade de raciocínio leva uma grande quebra e tudo parece mais grave do que realmente é.

É aqui que entra a frase poderosa do início do texto: tudo correrá bem de formas que não tens capacidade ( e não tens mesmo!) para sequer supor.

Neste estado altamente reativo quem está no comando é o teu cérebro emocional: a parte mais antiga do teu cérebro que evoluiu durante milhões de anos para melhor cumprir a tarefa única de garantir que sobrevives. E faz isso com base nas tuas experiências passadas, naquilo que já viveste. Não é criativo, nem inventivo (apenas o é a supor perigos onde estes não existem!). Não te traz nada de novo: apenas padrões antigos que te podem manter preso num ciclo de repetições e dejá-vus sem fim à vista.

Não estás na posse plena das tuas capacidades de análise, raciocínio e antecipação. Não consegues ver além daquilo que já viveste, em situações semelhantes.

Oportunidades para criar novos cenários mais favoráveis e criativos? Completamente invisíveis para ti! INVISÍVEIS!

O que fazer??

PASSO 1: Interrompe a resposta de stress

PASSO 2: Então buscar soluções para a questão que está a desafiar-te!

 

Como interrompo a resposta de stress??

Usa estratégias simples mas eficazes das quais tenho vindo a falar-te. Relembro-te algumas:

#1. Respiração consciente
Uma “boa” respiração interrompe a resposta de stress e despoleta mecanismos de reposição do teu “estado normal”! Simples assim.

#2. Puxa-te para o momento presente
Atenta à informação sensorial : sons, cores, cheiros.
Este esforço mitigará o estado de alarme: apela à objetividade e apazigua o teu cérebro emocional.

#3. Pensa naqueles que amas.
O teu cérebro terá um pico de oxitocina, o neurotransmissor do afeto, que tem a capacidade de interromper a resposta de stress.

#4. Dá uma caminhada ou faz exercício físico. 
As endorfinas (neurotransmissores de bem-estar) vão ajudar-te a serenar e a abandonar o estado de resposta de stress.

O objetivo é fazer-te regressar ao teu centro.

Quando o teu cérebro perceber que a situação de ameaça passou (ou nunca existiu!), vai repor a normalidade. E vais conseguir raciocinar com clareza novamente. Vais finalmente detetar ou criar soluções novas.

Por outro lado, a criatividade floresce com estados emocionais positivos: o cérebro atinge níveis de performance de excelência e a capacidade de resolução de problemas regista novos picos.

Subitamente as soluções surgem, os imbróglios mais complicados desfazem-se e os problemas intransponíveis ficam para trás.

Tudo se resolve de formas tão favoráveis que antes não terias tido capacidade de antecipar. E que agora te parecem tão evidentes…

 

*** WORKSHOP NEUROCOACHING: YOUR BRAIN IS RUNNING YOUR SHOW ***
*** LISBOA, 29 DE JUNHO. + INFO AQUI. ***
Partilhar