Neurocoaching – Revolucione a sua Vida!
E se conseguisse mudar hábitos e ultrapassar bloqueios internos e limitações? Seria uma mais-valia na evolução pessoal e profissional poder compreender e gerir as suas emoções de forma mais proveitosa, como a tantas outras questões com que pode debater-se ao longo da vida?
Nem tudo é força de vontade, como tantas vezes se ouve dizer. Esta ideia contribui apenas para gerar um sentimento de frustração, de que não é capaz ou de que está a falhar.
Ao observar os seus padrões de comportamento sob o ponto de vista do cérebro e da neurociência, vai compreendê-los e, ainda mais importante que isso, atuar sobre eles modificando-os de forma eficaz e duradoura.
Compreenderá melhor o seu cérebro, os seus processos e como utilizá-los de forma a conseguir viver a vida que deseja (e merece!).
E se o seu cérebro deixasse de ser um perfeito estranho para si (como é para a maioria das pessoas!) e passasse, finalmente, a ser o seu maior aliado?
Estariam, certamente, garantidos muitos momentos “Eureka!”: finalmente conseguiria compreender que todos (mesmo todos!) os seus comportamentos podem ser explicados (e modificados!) à luz da neurociência aplicada à sua evolução pessoal e profissional.
Recordo-me da históra de JC, um empreendedor bem-sucedido que enfrentava dificuldades em atrair novos clientes para o seu negócio: a campanha de marketing em que tinha vindo a trabalhar nos últimos meses não tinha gerado os resultados esperados.
Em resultado disso, o seu estado emocional tinha vindo a degradar-se, submerso em emoções indesejadas e stress constantes. Frustrado e impaciente, estava a ser penalizado pela sua excessiva reatividade emocional, já que foco e paciência eram vitais para a calibração e execução da campanha de marketing para atração de novos clientes.
Se continuasse nesse estado emocional, acabaria por carecer da resiliência necessária para persistir na estratégia de marketing o tempo suficiente para começar a gerar resultados.
Ao trabalhar comigo e utilizando a neuroestratégia adequada, JC conseguiu mudar a forma como acolhia toda a situação: reavaliou os obstáculos ao sucesso da campanha e mudou a forma como se sentia acerca deles. Começou a vislumbrar potenciais outputs positivos de toda a situação aparentemente desfavorável.
Resultado? Aprendizagem intensa e redução drástica dos níveis de stress. Compromisso com o sucesso do seu negócio em níveis inéditos!
Este estado emocional favorável propiciou novas modificações na estratégia de marketing. E… Surpresa!! JC conseguiu atingir objetivos ainda mais ambiciosos e complexos do que inicialmente se tinha proposto!
Recorreu ao Neurocoaching!
E o que é o neurocoaching?
O neurocoaching resulta da fusão de coaching com neurociência aplicada, psicologia e neurolinguística, com ênfase na neurologia e no engagement de todo o sistema nervoso para a alta performance e bem-estar.
Difere de outras modalidades de coaching pelo facto de dar importância central aos processos neurológicos e cognitivos no trabalho com o coachee, em vez de privilegiar modelos de mundo com base em conteúdo, com características de aconselhamento.
O neurocoaching promove mudança cognitiva, comportamental e emocional, baseando-se em evidências científicas acerca do funcionamento do cérebro.
É uma estratégia de coaching totalmente baseada em evidências científicas e na abordagem permanente da realidade sob o ponto de vista do cérebro (brain-based).
Por tudo isto, os resultados são obtidos de forma mais célere e duradoura.
Um neurocoach é um especialista com um profundo conhecimento prático sobre o cérebro, focado em facilitar mudança e evolução pessoal e profissional. Utiliza estratégias baseadas em evidências científicas para o guiar através de 3 pilares principais:
#1. Auto-conhecimento:
O Neurocoaching ajuda-lo-à a compreender o funcionamento do seu cérebro, em especial relativamente a determinado tipo de estímulos despoletadores de comportamentos indesejados.
A verdade é que todos os seus comportamentos (construtivos ou destrutivos) têm origem no cérebro!
Atingirá um nível profundo de auto-conhecimento, já que conseguirá aceder a informação relevante contida no seu cérebro, mesmo ao nível do inconsciente.
Assumirá um papel ativo na definição do seu posicionamento perante os desafios que lhe vão surgindo: este deixará de resultar exclusivamente dos seus processos automáticos inconscientes.
Passará a encarar como oportunidades de crescimento e superação situações que até então via apenas como punitivas e assustadoras!
#2. Motivação:
Os desafios passam a ser encarados de forma mais construtiva e flexível: afinal vê diante de si possiblidades e conhecimento com os quais nem poderia antes sonhar!
Tem, agora, condições para planear as suas ações de forma mais clara e organizada.
As neuroestratégias utilizadas dotam-no, também, de uma robusta capacidade de automotivação!
#3. Inteligência emocional:
O incremento da inteligência emocional é outra grande vantagem do neurocoaching: este dá-lhe a capacidade de melhor lidar com os seus medos e inseguranças, desmobilizando crenças limitadoras com maior facilidade.
Usufruirá também de uma maior clareza na tomada de decisão, em resultado da redução do stress e da ansiedade, fatores habitualmente destabilizadores nos processos de coaching.