fbpx

STRESS NATALÍCIO


Ando com uma dificuldade absurda em concentrar-me, em manter o foco (que dizem as más-línguas que é fruto da teimosia taurina… Boatos!! 😂)e que me é tão característico.

Sou só eu ou esta época é uma loucura de sobre-estímulos, de corropio mesmo que tentemos resistir a isso?

Quando damos conta, entre as lembrancinhas para os adultos (apenas simbólicas porque tenho os outros 364 dias do ano para mimar os meus sempre que me apetecer!), as prendas para as crianças , as compras para a ceia (para evitar o stress das compras de última hora!), as festas de Natal das escolas dos miúdos, os jantares de Natal de amigos, colegas de trabalho e até da equipa de basquetebol da adolescência (meninas, está quase!!!🏀⛹️‍♀️)…

O nosso cérebro está em overload e ainda há o resto da vida normal para tratar!! Trabalho, crianças, compromissos, etc…

O multitasking é um mito! Sim, verdade… Mesmo que nós, mulheres, adoremos gabar-nos de sermos peritas em fazê-lo! 😉

O que acontece é que o desgraçado do nosso cérebro saltita, alternando a execução de todas estas tarefas. Nunca conseguindo fazer várias ao mesmo tempo mas saltitando a uma velocidade tão vertiginosa entre elas que quase parece que estamos a fazê-lo.

Resultado… Mais tempo: acabamos por demorar mais tempo a concluir todas as tarefas!!
E… Mais asneiras!! 😅 De tanto saltar de tarefa em tarefa, cometemos muito mais erros e enganos!

Mas digamos que esta época nos deixa pouca margem para escapar… É aceitar!! E fazer o melhor que conseguirmos por manter a (pouca) sanidade mental que nos resta! 😂😂

Um truque: façam pequenas pausas ao longo do dia, façam umas respirações profundas (e conscientes) para acalmar o estado de stress em que o nosso cérebro se encontra.

Depois… É afirmar com convicção: “Eu tenho tempo suficiente para fazer tudo!” Repitam sempre que se sentirem a ter um ataque!… (a sério que funciona!!)

E avancem valentes em direção à frente de batalha! 😆😛

FELIZ NATAL!!

Partilhar