Super dica para se acalmar quando está FRUSTRADO/A!
Frustração, irritação, raiva.
São algumas emoções que experimento quando sinto que não estou a ter controlo sobre determinada situação.
Os meus alarmes disparam e a minha resposta de stress arranca prego a fundo!
Quando a coisa está mesmo “bera”, invariavelmente (e instintivamente), procedo da mesma forma.
Arrumo. Organizo. Deito fora tralha.
O escritório. A biblioteca e a pilha de livros para ler que cresce desenfreadamente. A arrecadação ou o sótão onde se acumula tudo o que não tem lugar no resto da casa.
Só quando comecei a estudar neurociência é que me apercebi deste padrão e, mais importante que isso, da sua razão de ser e do motivo da sua eficácia.
Entro em parafuso porque há fatores que não domino que estão a impactar a minha vida. A sensação é de impotência e caos instalado!
Quando organizo:
#1. Redireciono a minha atenção e o meu cérebro trabalhar no desafio em pano de fundo.
#2. Foco-me numa outra tarefa que exige concentração: calo a minha central de alarme e dou um arranque no meu “cérebro pensante”.
#3. Recrio uma sensação de poder, de capacidade de agir sobre a desordem e isso gera-me um estado emocional mais positivo.
#4. Um estado emocional mais positivo faz disparar a minha criatividade (meaning, novas soluções!) .
#5. Ver organizada uma “zona de guerra” dá-me uma sensação de vitória sobre o caos! Maior clareza mental e um disparo de endorfinas e outros neuroquímicos de bem-estar são recompensas apetecíveis!
E, regra geral, no fim, surgem-me umas quantas ideias para potenciais soluções para o que me está a desinquietar! Milagre, não é?? ?