fbpx

FEAR HACK #5- Controle a sua Respiração!


?  Criei uma série de textos práticos com técnicas fáceis de aplicar para melhor gerir o medo no dia-a-dia.  Chamei-lhes FEAR HACKS.  ?

Sabia que é possível melhorar a sua performance em situações de stress através de exercícios respiratórios? Sabe porquê?

Para que tenha uma referência, 60 a 80 batimentos por minuto (bpm) é o patamar ideal para ambientes de trabalho que requerem concentração e capacidades motoras finas (como escrever um mail, por exemplo).

Um nível moderado de stress, entre 115 e 145 batimentos cardíacos por minuto, provoca-lhe um estado de alteração ligeira em que as capacidades motoras complexas (proteger a sua carteira com uma mão e empurrar o meliante com a outra, por exemplo) estão no seu máximo, assim como o tempo de reação visual e cognitiva.

Esta faixa é ideal para beneficiar de um estado psicologicamente estimulante, mantendo a capacidade de raciocinar e de reagir.

Poderá usar técnicas de respiração para garantir que o seu ritmo cardíaco se mantém a este nível, sem agravamentos indesejáveis.

O exercício que vou propor-lhe é tão simples e eficaz que é recomendado por neurocientistas e utilizado por militares em cenário de guerra como auxílio para manterem as suas capacidades em níveis máximos em situações de stress extremo.

Chamo-lhe EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO A 4 TEMPOS:

1) Inspirar pelo nariz contando até 4.
2) Suster a respiração com o peito cheio de ar, contando até 4.
3) Expirar pela boca contando até 4.
4) Suster a respiração com o peito sem ar, contando até 4.

Repetir as vezes necessárias.

Quanto mais treinar, maior a rapidez em sentir os seus efeitos!

A minha experiência é ótima!
E você? Anima-se a experimentar?

P.S.: Cada vez mais apaixonada por neurocoaching!

✫✫✫  Interessado/a em revolucionar a forma como lida com os seus medos?
Envie um mail para coach@anaguimaraes.pt e marque a sua sessão estratégica gratuita!  ✫✫✫

 

Partilhar